O pavão misterioso

por aderaldo

                     

O Romance do Pavão Misterioso é, talvez, o clássico mais importante do Cordel Brasileiro, bem como o mais conhecido. Aproveitado pela televisão, pela música e pelo teatro transformou-se em obra síntese, modelar. Acompanha essa fama o seu controvertido percurso histórico, hoje já devidamente esclarecido. É conhecida a história na qual o cantador e cordelista João Melquíades Ferreira apropriou-se do texto de José Camelo de Melo Resende publicando-o como se fosse seu.

Nesta edição reproduzimos o texto completo, sem alteração na sintaxe utilizada pelo autor. Perceba-se a sua estrita ligação com a construção linguística do português coloquial, na qual a estrutura da língua culta é subvertidaem favor do ritmo, da rima e da métrica, elementos fundamentais da poesia de cordel. Um desafio lúdico aos estudiosos da gramática e uma ferramenta pedagógica para o ensino/aprendizagem da língua padrão brasileira.

Ao optar por não adulterar o texto, oferecendo-lhe correções gramaticais, pensamos em preservá-lo da maneira como solidificou-se e estabeleceu-se no imaginário de várias gerações de leitores e admiradores. É claro que os puristas de plantão não pouparão suas críticas ao estilo livre e simples do autor, entretanto a narrativa do jovem apaixonado que rapta sua amada numa máquina maravilhosa, colocando a tecnologia a serviço da emoção, continuará empolgando e fazendo sonhar.

Anúncios