Os Cabras de Lampião, de Manoel D’Almeida Filho
por aderaldo
Os Cabras de Lampião é o clássico cordel de Manoel D’Almeida Filho. Foi um trabalho preparado pelo mestre poeta (nascido em Alagoa Grande-PB, em 1914) com muita pesquisa, muita delicadeza poética, muita lucidez. Nunca a história do herói do sertão foi tão esmiuçada em cordel. Nunca ouviremos nas mídias dedicadas às minúcias literárias que esse poema está inserido no rol das 10 mais importantes narrativas do séc. XX. Mas a academia alemã o considera. Na época em que isso aconteceu, o próprio Manoel de Almeida ficou chocado, pois, para ele, o livro seria uma biografia e não uma narrativa de ficção. Todavia o que D’Almeida não levou em consideração é que o seu texto é uma epopeia e, como tal, reúne em seus versos a história real tomando sol na praia do maravilhoso. Em 2014 celebraremos o centenário do grande desbravador do cordel brasileiro.
Olá, me chamo Jasiel e também sou apaixonado pelo tema “cangaço”. Tenho em meu poder, alguns versos, que com certeza pertence a algum cordel, mas qual cordel!?… Esse é o meu grande “busílis”, não consigo descobrir quem é o autor desses versos que descreve os primeiros cabras do Rei do Cangaço. Esses versos foram ditos por meu avô de 105, que os tem ainda guardados em sua memória. Eis os versos:
“Todos são de sua confiança,
Lhe defende de qualquer risco
São BEBE SANGUE, LAMBANÇA,
COBRA VERDE E ZÉ MARISCO,
JARARACA E JOÃO MANETA,
ZUMBI, MANDINGA E CORISCO
URUBU, GATO E LACRAU,
FANTASMA E VELOCIDADE,
MATA RINDO E SANGUE MAU,
BOI SONSO E FECHA CIDADE,
ENGOLHE BALA E CANINANA,
COTÓ, PALITO E MALDADE,
VISAGEM E JOÃO LINGUIÇA,
ESQUELETO E CANGUÇU,
FURA BOFE E CURURU,
AZOUGUE E MAL-ASSOMBRADO,
MORCEGO E SURUCUCU.”
Por gentileza, se alguém descobrir de quem são esse versos, por favor me avisem. jasieloficial@yahoo.com.br
eu sempre gostei de ler histrias de lampiao quando tinha 13 anos eu li a historia de lampiao , aquela os cabras de lampiao , so um versinho consegui gravar : Depois contratou , mais cabras , beija flor , gato pilao , moita braba , tiririca, teteu n, jurema azulao, ze da barra , ponto fino, ze baiano, e vitorino , carrapicho , se melao, ze da barra , pinto cego, mergulhao , e urubu, luiz pedro jararaca, cobraverde, come cru, fumaça trovao brauna na gema do pajeu´e ai gostou?
Mas qual é o cordel, amigo?